Diversificando investimentos internacionalmente

Um dos fatores cruciais para os investidores de sucesso é o controle de riscos ao se investir. Afinal, a busca por tranquilidade financeira naturalmente envolve o controle e gestão de riscos.

Existem, no entanto, diversas formas de diminuir esses riscos não desejados. Trataremos, aqui, de uma das melhores maneiras de se conseguir tal feito: a diversificação, mais especificamente aquela para diferentes países e, consequentemente, diferentes economias.

As teorias de finanças nos explicam a importância da diversificação. É essencial que o investidor possua diferentes classes de ativo em sua carteira. Como disse Harry Markowitz, criador da teoria moderna do portfólio, a diversificação é o único almoço grátis em finanças.

Vivemos em um país volátil. O Brasil, por diversos motivos, está sujeito a muitas oscilações nos valores dos ativos nacionais. Uma grande prova da volatilidade brasileira é o valor do dólar.

E como se proteger desta oscilação?

Investindo nas grandes gestoras do mundo.

As gestoras globais, em parceria com a NXT Advisors, possuem estruturas extremamente robustas e, do ponto de vista de análise de fundos, existem alguns pontos que nos chamam atenção:

  • Volume elevado de ativos sob gestão: em alguns casos, as gestoras possuem mais ativos do que toda a indústria de fundos brasileira;
  • Longo histórico de existência: são empresas que passaram por diversas crises e puderam desenvolver seu negócio ao longo do tempo, criando controles e processos robustos;
  • Equipes numerosas e bastante experientes: na média, o nível de senioridade é elevado tanto para gestores quanto para analistas;
  • Presença global: com profissionais de investimento espalhados ao redor do mundo, as melhores ideias de investimento são compartilhadas entre as equipes.

E como enxergamos os investimentos internacionais diante da crise do COVID-19?

No período inicial da crise, os ativos de risco sofreram de modo intenso e generalizado ao redor do mundo, o que impactou negativamente os fundos de ações no Brasil, os fundos multimercados e, também, os fundos internacionais.

Agora, apesar da incerteza elevada que ainda permeia as perspectivas de mercado, existe a segurança (como sempre existiu) de que a diversificação exerce papel fundamental na construção de uma carteira e, para o investidor, é um momento oportuno de revisar a combinação das classes de ativo. É uma forma de tornar sua carteira de investimentos mais eficiente e melhorar as perspectivas de longo prazo.

Além disso, dado o momento atual, existem oportunidades específicas em estratégias que devem ser aproveitadas. Isto exige que o investidor esteja extremamente atento e tenha suporte de uma equipe especializada para guiá-lo diante de operações mais sofisticadas.